quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Hoje dia 27/02/2013 no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o Governo incluiu na ordem do dia o Projeto de Lei Complementar, abaixo discriminado. 
Eu Ver. Marcio Garcia, solicitei ao Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças,  Ver. Jefferson Moura, que fosse adiada a votação para que os Vereadores possam analisar profundamente o Projeto, e o mesmo foi transferido para o dia 05/03/2013. Para tanto solicitamos que os Guardas Municipais se manifestem pela aprovação, rejeição ou emenda do Projeto.
OBS.: As sugestões devem ser colocadas nos comentários desta postagem, para que o Vereador Marcio Garcia e os demais tenham mais informações quanto ao Projeto em questão.


Atenciosamente,


MARCIO GARCIA
Vereador do PR.




PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 116/2012
      EMENTA:
      DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA GUARDA MUNICIPAL – GM-RIO NA FORMA QUE MENCIONA.
Autor(es): PODER EXECUTIVO

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
DECRETA:
    Art. 1º Ficam transformados em cargos em comissão e funções gratificadas de regência estatutária os empregos de confiança e funções gratificadas de regência trabalhista da extinta Empresa Municipal de Vigilância – EMV ora ocupados em razão do art. 35 da Lei Complementar nº 100, de 15 de outubro de 2009, respeitada a equivalência de símbolos, de atribuições e de remuneração.

    §1º Ato do Poder Executivo indicará os quantitativos de empregos da extinta EMV a serem transferidos para o quadro de pessoal permanente da Guarda Municipal - GM-RIO, na forma docaput, fazendo a necessária equivalência de símbolos, de atribuições e de remuneração. 

    §2º Excluem-se do caput, os quatro cargos de Assessor Jurídico, constantes na estrutura da referida EMV.Art. 2º Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.


JUSTIFICATIVA

    MENSAGEM N.º 224 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012.

    Excelentíssimo Senhor Vereador Presidente

    Excelentíssimos Senhores Vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro,

    Tenho a honra de dirigir-me a Vossas Excelências, com o fito de submeter à apreciação dessa augusta Câmara Municipal do Rio de Janeiro o presente Projeto de Lei Complementar, que“Dispõe sobre a estrutura organizacional da Guarda Municipal do Rio de Janeiro – GM-RIO”.

    O Projeto de Lei Complementar ora encaminhado possui como objetivo incorporar na estrutura organizacional da Guarda Municipal, sob a forma de cargo em comissão e função gratificada, àqueles empregos que a Lei Complementar n.º 100, de 15 de outubro de 2009, condenou à extinção, mediante realização de concurso público.

    Veja-se que a intenção não poderia ser esta, visto que a Lei Complementar já previa um aumento do efetivo para até dez mil Guardas, em razão da ampliação de suas ações, em especial, a criação das novas Unidades de Ordem Pública, assim como a intensificação das ações dos Grupamentos Especiais a exigir maior monitoramento das equipes, o que por certo se dá através daqueles cargos estratégicos. 

    Desta forma, persiste a necessidade de manter aqueles cargos na estrutura organizacional da Guarda, que podem vir a ser ocupados, até mesmo pelos servidores do seu quadro efetivo, o que consistirá em fator motivacional para aquele servidor que, pela meritocracia, será elevado à condição de um cargo comissionado, cujas responsabilidades extrapolam as de sua categoria funcional.

    Considerando a relevância da matéria, rogamos para que, na forma do art. 73 da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, seja o presente projeto apreciado com a máxima urgência. 

    Contando desde já com o apoio dessa Ilustre Casa, reiteramos a Vossas Excelências protestos de nossa elevada consideração e apreço. 
    EDUARDO PAES

Legislação Citada

LEI COMPLEMENTAR N.º 100 DE 15 DE OUTUBRO DE 2009 

      Extingue a Empresa Municipal de Vigilância S.A., cria a autarquia denominada Guarda Municipal na estrutura da administração indireta e dá outras providências.
      Autor: Poder Executivo

      ( ... )
Art. 35. Até que seja concluído o concurso público para preenchimento dos cargos públicos na área administrativa da GM-RIO criados por esta Lei Complementar e nomeados os respectivos servidores, fica autorizado o Poder Executivo a manter os contratos de trabalho em vigor na data da publicação desta Lei Complementar.

( ... )

Atalho para outros documentos



Informações Básicas
Código20120200116AutorPODER EXECUTIVO
ProtocoloMensagem224/2012
Regime de TramitaçãoEspecial em Regime de Urgência
Projeto
Link:
Datas:
Entrada28/11/2012Despacho29/11/2012
Publicação30/11/2012Republicação
Outras Informações:
Pág. do DCM da Publicação31Pág. do DCM da Republicação
Tipo de QuorumMAArquivadoNão
Motivo da Republicação
Observações:


Hide details for Section para Comissoes EditarSection para Comissoes Editar

DESPACHO: A imprimir
Comissão de Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira.
Em 29/11/2012
JORGE FELIPPE - Presidente

Comissões a serem distribuidas

01.:Comissão de Justiça e Redação
02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público
03.:Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira


Hide details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 116/2012TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 116/2012

Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
Hide details for Projeto de Lei ComplementarProjeto de Lei Complementar
Hide details for 2012020011620120200116
Two documents IconRed right arrow IconHide details for DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA GUARDA MUNICIPAL – GM-RIO NA FORMA QUE MENCIONA. => 20120200116 =>DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA GUARDA MUNICIPAL – GM-RIO NA FORMA QUE MENCIONA. => 20120200116 => {Comissão de Justiça e Redação Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira }30/11/2012Poder Executivo
Blue right arrow Icon Envio a Assessoria Técnico-Legislativa. Resultado => Informação Técnico-Legislativa nº93/201204/12/2012
Blue right arrow Icon Distribuição => 20120200116 => Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira => Relator: Sem Distribuição => Proposição => Parecer: Sem Parecer
Blue right arrow Icon Distribuição => 20120200116 => Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público => Relator: Sem Distribuição => Proposição => Parecer: Sem Parecer
Blue right arrow Icon Distribuição => 20120200116 => Comissão de Justiça e Redação => Relator: Sem Distribuição => Proposição => Parecer: Sem Parecer

19 comentários:

  1. Parabéns Vereador Marcio Garcia !!! Agora temos voz na Câmara Municipal !!! Deus abênçõe o seu mandato.

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADO VEREADOR!

    PESSOAL AGORA É COM A GENTE, VAMOS PROCURAR O VEREADOR E LEVAR ATÉ ELE NOSSAS PROPOSTAS, SE NÃO FIZERMOS NADA ELES VÃO QUERER APROVAR A PROPOSIÇÃO DO PREFEITO E DOS INSPETORES, E JÁ NO DIA 5 TERÇA FEIRA. REPASSEM A INFORMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. GOSTARÍAMOS DE SABER SE PODEREMOS ACOMPANHAR A VOTAÇÃO NA CAMARA NO DIA 5 NOBRE VEREADOR?
    ESTAMOS COM O SENHOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só como pode,como DEVEMOS acompanhar e lotar as galerias da câmara municipal nas votações( só não entra de bermuda, camiseta, e com máscaras cobrindo o rosto).

      Excluir
  4. Aí galera, olha o que eu achei no Facebook " TROPA DESUNIDA " kkkk..

    Tânia Bastos
    ATENÇÃO, GM-RIO!!!!

    Nós vereadores do Rio vamos votar hoje e eu vou dizer SIM ao PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 116/2012 QUE DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA GUARDA MUNICIPAL – GM-RIO. Esta é mais uma vitória para a nossa GM. Estamos juntos, pessoal!!!

    Segundo o Projeto de Lei, ficam transformados em cargos em comissão e funções gratificadas de regência estatutária os empregos de confiança e funções gratificadas de regência trabalhista da extinta Empresa Municipal de Vigilância – EMV ora ocupados em razão do art. 35 da Lei Complementar nº 100, de 15 de outubro de 2009, respeitada a equivalência de símbolos, de atribuições e de remuneração.

    §1º Ato do Poder Executivo indicará os quantitativos de empregos da extinta EMV a serem transferidos para o quadro de pessoal permanente da Guarda Municipal - GM-RIO, na forma do caput, fazendo a necessária equivalência de símbolos, de atribuições e de remuneração.

    §2º Excluem-se do caput, os quatro cargos de Assessor Jurídico, constantes na estrutura da referida EMV.

    Valney Ferreira Dias, vale a pena divulgar.

    Tá de sacanagem o inspetor Valney, esse fundador do tropa DESUNIDA.

    ResponderExcluir
  5. Estão querendo transformar os cabides em estatutários?
    Ministério público neles!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Crisciullo, chegou a hora do acerto de contas, de pagar as dividas e trocas de favores, o prefeito foi reeleito esqueceu ? Agora ele tem que prometer o empreguinho dos seus cabos eleitorais.

      Excluir
  6. AGORA ATENTEM PARA ESSES PONTOS DA LEI COMPLEMENTAR 116/2012 COMPANHEIROS.

    "sob a forma de cargo em comissão e função gratificada, àqueles empregos que a Lei Complementar n.º 100, de 15 de outubro de 2009, condenou à extinção, mediante realização de concurso público."

    A PERGUNTA É: QUEM OCUPARÁ ESSES CARGOS ? RESPONDO EU E VC QUE FICA NA PISTA É QUE NÃO VAI SER !
    E QUAL É O VALO DESSA FUNÇÃO GRATIFICADA ? EM MOMENTO ALGUM ESSA TAL LEI 116 CITA O VALOR !

    AGORA A PORRADA NA CARA DO GUARDA !
    " em especial, a criação das novas Unidades de Ordem Pública, assim como a intensificação das ações dos Grupamentos Especiais a exigir maior monitoramento das equipes, o que por certo se dá através daqueles cargos estratégicos.
    INTESIFICAÇÃO DAS AÇÕES!!! COMO ASSIM ??? CADÊ AS PISTOLAS TASER,ALGEMAS,SPRAY DE PIMENTA,ARMA NÃO LETAL(ARMAS DE TIROS DE BORRACHA),VIATURAS,COMBUSTÍVEL,BANHEIROS E POR AÍ VAI...
    AGORA PRA FECHAR GALERA!!!
    Art. 35. Até que seja concluído o concurso público para preenchimento dos cargos públicos na área administrativa da GM-RIO criados por esta Lei Complementar e nomeados os respectivos servidores, fica autorizado o Poder Executivo a manter os contratos de trabalho em vigor na data da publicação desta Lei Complementar.

    ENTÃO SUGIRO QUE JÁ QUE O PREFEITO ESTÁ COM BOA VONTADE, E BOTA BOA VONTADE NISSO EM AJUDAR ESSES PARASITAS, SUGIRO QUE ELE OS NOMEIA EM SEU GABINETE PREFEITO !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTES CARGOS ESTRATÉGICOS QUE O PREFEITO SE REFERE NADA MAIS SÃO DO QUE OS INSPETORES GALERA, É QUE QUANDO ELES ASSINARAM A NOMEAÇÃO APÓS A MUDANÇA DE REGIME, ELES ASSINARAM COMO GM E NÃO COMO GM 5 OU GM 6, LOGO O PREFEITO PARA BENEFICIAR ESTA CATEGORIA QUE SEMPRE BAIXOU O CHICOTE NA GENTE, E SE SENTEM OS DONOS DA GUARDA ENVIOU ESTA MENSAGEM PARA CONSERVAR SEUS CARGOS, POIS SÃO ELES QUE "MONITORAM AS EQUIPES" NO FUNDO O QUE ELES QUEREM E MANTER-SEM NO PODER, POR ISSO A "NOBRE VEREADORA" ESTÁ SE EMPENHANDO TANTO EM APROVAR ESSA SACANAGEM, POIS ELA SEMPRE APOIOU OS INSPETORES, NUNCA OS GUARDAS, NÃO É A TOA QUE UM CERTO INSPETOR DE "PRONUNCIAMENTOS" SEMPRE A ACOMPANHA.

      Excluir
  7. TENHO UM FAIKE NO TROPA DESUNIDA, E VEJA O QUE O COLEGA POSTOU.

    " Quero ver é vocês votarem sim por isso:
    1) Pelo nosso piso salarial 1.300,00 desvinculado do adicional de risco
    2) Escala 24 x 72
    3) Plano de cargos e salários
    4) Melhores condições de trabalho nas instalações da GM Rio
    5) Comando da GM pelo GM.

    Isso é que eu quero ver!!!!

    Chega de desvio de verbas pra consertar telhado banhado a ouro, equipamentos superfaturados, viaturas sem combustível, desvio das tasers da GM Rio para a PMERJ.
    com relação a isso, vocês têm a dizer o quê ????

    CONCORDO COM TUDO, POREM ESSE VALOR DE r$1.300,00 NÃO É QUASE NADA, OS NOSSOS COLEGAS DE SÃO GONÇALO GANHAM UM PISO ACIMA DE r$ 2.000,00 COMPANHEIRO !!! AGENTE TM QUE SABER PEDIR, ATÉ A BÍBLIA ENSINA: " Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Mateus 7:7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc esqueceu de falar que o prefeito paga também o PROEIS a PMERJ, e valor é mais alto do que as nossas gratificações.
      Não falta grana, falta é vergonha na cara do prefeito, e agente não se voluntariar mais nessas escalas extras.

      Excluir
  8. Companheiros, estive analisando a emenda e cheguei a seguinte conclusão:
    Art. 1º Ficam transformados em cargos em comissão e funções gratificadas de regência estatutária os empregos de confiança e funções gratificadas de regência trabalhista da extinta Empresa Municipal de Vigilância – EMV ora ocupados em razão do art. 35 da Lei Complementar nº 100, de 15 de outubro de 2009, respeitada a equivalência de símbolos, de atribuições e de remuneração.

    Nesse artigo me parece que os cargos que hoje ocupados pelos "cabides" passarão a ser por Guardas estatutários Através de DAS/DAI.

    §1º Ato do Poder Executivo indicará os quantitativos de empregos da extinta EMV a serem transferidos para o quadro de pessoal permanente da Guarda Municipal - GM-RIO, na forma docaput, fazendo a necessária equivalência de símbolos, de atribuições e de remuneração.

    Já esse artigo está confuso mas acho que não tem nada haver com os cabides já que estes não são funcionários da EMV e sim possuidores de cargo de confiança.
    Me falaram que junto a essa lei havia um plano de cargos e salários, acredito que esse artigo vai colocar as graduações, atribuições e gratificações já que os inspetores tomaram posse apenas como GM. Talves, vai haver uma grande mudança nessa Guarda, acho até que alguns podem vão retroceder, será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Crisciullo,trabalho na IGM\CENTRO, e já no finalzinho do meu plantão, e como estava bem próximo a Câmara Municipal, resolvi visitar o gabinete do VER.MARCIO GARCIA.
      Ao chegar no gabinete o VER.MARCIO GARCIA me avistou na recepção fazendo o cadastro de visita e veio em minha direção me recepcionar e me cumprimentar, terminei o meu cadastro e o VER. me convidou para entrar e conversar um pouco com ele, pediu para que eu lhe contasse todas as demandas dos nossos serviços, e observei que ele é muito simples e transmite confiança, passei tudo o que acontece na GUARDA MUNICIPAL na minha visão. E surpreendemente ele e os seus ASSESSORES que são todos aqueles ex bombeiros do MOVIMENTO SOS BOMBEIROS, estavam reunidos conversando sobre a GUARDA MUNICIPAL, e eles estavam INDIGNADOS e me passaram o seguinte fato; o VER. MARCIO GARCIA tinha dado entrada na casa para presidir a comissão da GUARDA MUNICIPAL, e que infelizmente um dos vereadores segurou a lista de colheta das assinuturas de uma das suas ASSESSORAS com a desculpa que depois de assinada lhe entregaria, o que foi feito, porém isso somente aconteceu depois que este tal VER.entrou em contato e avisou a VER.Tânia Basto, e esta imediatamente correu em disparada para fazer o mesmo, colher as assinaturas do VEREADORES da casa, e enquanto o tal VER. tratavava a listagem do VER. MARCIO GARCIA, a VER.Tânia Basto conseguiu os números necessários de assinaturas suficiente na frente do VER. MARCIO GARCIA para assumir a PRESIDÊNCIA da comissão da GUARDA MUNICIPAL companheiros, uma ação argilosa e covarde por parte da VER.Tânia Basto.
      E mais uma vez o VER.MARCIO GARCIA me surprenedu companheiros, dizendo o seguinte; " agora a responsabilidade é dela, e tudo o que fazer, ou deixar de fazer para a GUARDA MUNICIPAL, caíra na conta dela, e eu vou acompanhar e apoiar o trabalho da VER. Tânia Basto na comissão". Portanto vamos ficar também atentos, ele me disse também que já tem DUAS CONVOCAÇÕES para nossa categoria, uma será na Câmara Municipal, quando estará sendo votada a Lei 116\09. E a segunda convocação é no dia 11\03\2013 no Clube dos Subtenentes e Sargentos do CBMERJ em madureira as 19h. então devemos atender essas duas chamadas do VER. MARCIO GARCIA, que demonstrou que vai brigar por nós da GUARDA MUNICIPAL.

      Excluir
    2. PESSOAL A PRIMEIRA CONVOCAÇÃO É PARA O DIA 05\03 AS 14H NA CÂMARA MUNICIPAL, VAMOS TODOS OS QUE PUDEREM COMPAREÇAM.
      ESSA LEI 116\09 NÃO PODE SER APROVADA, VAMOS PRESSIONAR, ESSA VEREADORA TÂNIA BASTO ESTÁ APOIANDO ESSA LEI.

      Excluir
  9. A DECISÃO DO NOSSO FUTURO ESTA NAS MÃOS DESTA COMISSÃO.

    FAZER UM ENQUADRAMENTO JUSTO É UM DEVER E RESPEITO COM AQUELES AGENTES QUE A ANOS SE
    DEDICARAM PARA O ENGRANDECIMENTO DA INSTITUIÇÃO,CHEGA DE LUTAR PENSANDO NO INTERESSE
    DE ALGUNS GRUPOS QUE NUNCA REPRESENTARAM A CATEGORIA,TEMOS QUE PENSAR NA
    COLETIVIDADE,SÓ ASSIM SEREMOS DIGNOS E RESPEITADOS POR TODOS. COMPANHEIROS,EM MAIS DE
    VINTE ANOS CONTANDO CONLURB,EMV E AGORA A AUTARQUIA GMRIO NUNCA GANHAMOS UM SALARIO
    TÁO BAIXO,PODEMOS DIZER QUE O SALARIO DE GM1 É EQUIVALENTE AO SALARIO MÍNIMO
    VIGENTE,ESPERAMOS MUDANÇA URGENTE.

    ResponderExcluir
  10. Pra agir com correção, concordo com a efetivação dos contratados. Muitos possuem tanto tempo quanto o guarda e são comprometidos com a Instituição. Fruta podre existe em qualquer cesto, olhemos o nosso cesto.
    O que não podemos esquecer é a falta de transparência para conosco, a situação dos AGT e esta dificuldade em apresentar um estudo, não digo nem projeto, já que tudo vem por imposição com fachada de aquiescência dos guardas. Se hoje nos falta informação, união e maior entendimemento só temos a agradecer aos que vão a frente da tropa.

    ResponderExcluir
  11. VAMOS LOTAR A GALERIA DA CÂMARA MUNICIPAL DIA 05 E APOIAR O VEREADOR MÁRCIO GARCIA E DIZER NÃAAAAAAAAAAAAAAAAO! A VEREADORA TÂNIA BASTOS DIGA-SE REPRESENTANTE DOS INSPETORES.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal o vereador e somente um e nós somos quase 8000 guardas, vamos ficar olhando o governo passar por nós como um rolo compressor? Vergonha somos um bando de fracos e inertes, merecemos tudo o que acontece conosco! Já aprovaram o PLC 116 e agora o que o governo vai aprovar bem debaixo dos nossos narizes?

    ResponderExcluir