terça-feira, 2 de abril de 2013

ATO PÚBLICO DOS SERVIDORES GUARDAS MUNICIPAIS    

No dia 03 de abril de 2013, quarta-feira, as 10:00 h ,promoveremos um Ato Público no CASS – Centro Administrativo do RJ. Recolheremos no local, alimentos não perecíveis em ajuda as vítimas das chuvas de Petrópolis. O cortejo sairá deste ponto de encontro com destino à Câmara dos Vereadores.      

O objetivo é dar transparência às reais condições de trabalho que somos submetidos na missão constitucional de proteção do patrimônio municipal nestes últimos 20 anos.

Esta luta começou com o decreto nº  12.000 (D.O.M. de 01/04/1993), dia da mentira.Com este ato administrativo, a população aguardava a recriação da Guarda Municipal nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

O prefeito Sr. César Epitácio Maia decidiu criar a Empresa Municipal de Vigilância S/A. para atividade exclusiva de Estado com regime CLT. Dava início a maior aberração jurídica da história de forma institucionalizada a luz do dia. A empresa promovia os Concursos Públicos para contratar agentes da Guarda Municipal como se a instituição de Estado existisse de verdade. Foi uma lamentável fantasia política.       

A Câmara de Vereadores foi palco da maior batalha política da última década para sepultar este modelo político viciado. A categoria lutou bravamente contra este patrimonialismo.       

Esta atividade econômica resistiu por 16 anos até a aprovação da lei complementar nº 100. A empresa foi extinta e, realmente, a Guarda Municipal do RJ foi recriada a partir de 14/01/10. Os servidores egressos da extinta foram empossados no regime estatutário no final de 2012.        

A legalidade foi restabelecida, mas o passivo humano continua, ou seja, a ESTAGNAÇÃO PROFISSIONAL. O plano de carreira herdado da empresa não contempla os sobreviventes desta batalha duríssima. Talvez pela coragem demonstrada pela categoria mesmo com ameaça de demissão.          

O piso salarial também está defasado. Apenas R$ 705,80 para nível médio especializado. Nos 20 anos da classe, foram 14.000 contratados. Menos da metade é o efetivo hoje.          

A dificuldade do crescimento profissional é latente. Os agentes desistem e partem em busca de funções similares (PM, BM, PC, SEAP, DEGASE E PETROBRÁS) por melhorias de vida. É fato encontrarmos com ex-guardas municipais nos órgãos supracitados, diariamente.          

Vale ressaltar que os cargos de decisão da GM-RIO são reservados para os oficiais da  Polícia Militar. Mais estagnação da classe e concentração de renda para uma minoria. A nomeação de cargos comissionados no município a policiais e bombeiros são praticas antigas. Agora a prefeitura assumiu, também, o pagamento dos policiais que estão nos projetos: UPP (favelas), PROEIS (escolas) e RAES (ordem pública). O Governador agradece! O nosso holocausto não é por falta de dinheiro. É um projeto político mortal.

Este modelo de administração patrimonialista contínua promoveu mais uma reação da categoria. Será pacífica e ordeira, com objetivo de tentar fortalecer a Guarda Municipal na missão vocacional de defesa do interesse público, ou seja, mantê-la com vida.

Devemos lutar sempre para realizar nossos sonhos.

Hoje, a nossa meta é fazer a CAMINHADA DA ESPERANÇA para não perdermos mais colegas por causa de maus-tratos.          

Não podemos deixar a GM-RIO enfraquecer o ciclo de renovação, vital para este órgão que precisa muito   da experiência dos antigos e a bagagem trazidas pelos novatos.           

Estancar esta hemorragia financiada com dinheiro público é o maior desafio das lutas.           

A Guarda Municipal que queremos é um órgão civil permanente, atividade de Estado, indelegável, defensora da soberania, cidadania e promotora da dignidade humana.           

Este modelo já está regulamentado nas Leis nº 11530 e 11707 que criaram o PRONASCI.            
Segue proposta para fortalecer a estrutura da GM-RIO visando o interesse público:

1) PLANO DE CARREIRA DIGNO  (RESPEITO POR TEMPO DE SERVIÇO E MÉRITO);

2) PISO SALARIAL ATUALIZADO   (NÍVEL MÉDIO ESPECIALIZADO DESDE ANO 2002);

3) ESCALAS DE SERVIÇO   (5X2, 12X60, 24X72 E 12X36 PARA MOTORIZADOS);

4) JORNADA DE 6 HORAS PARA AGENTE DE TRÂNSITO (A PÉ);

5) JORNADA EXTRA NA FOLGA NO PROEIS OU RAES (NO MESMO TRATAMENTO DOS POLICIAIS)

6) PREPARAR AGENTES COM PERFIL CIVIL E NÃO MILITAR;

7) VIATURAS OPERACIONAIS E CONDIÇÕES SEGURAS;

8) USO OBRIGATÓRIO DE UNIFORMES QUANDO EM SERVIÇO;

9) INVESTIR PARTE DAS RECEITAS DE FISCALIZAÇÕES NA INSTITUIÇÃO;

10)RESGATE DO PROJETO DA GUARDA COMUNITÁRIA  NAS ÁREAS CARENTES DA CIDADE  E

11) CUMPRIMENTO DA AÇÃO POPULAR Nº 1995.001.109.693-0 COM ACÓRDÃO DE  SENTENÇA DA CORTE SUPREMA (O STF) DE 2011, MINISTRA-RELATORA  ELLEN GRACE.          

Contamos com a participação de toda categoria, sociedade e da classe política para as mudanças necessárias em resgate do interesse público.        

CIDADE MARAVILHOSA É CIDADE SEM MISÉRIA!                  

Ass.:  GUARDAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO     

Um comentário:

  1. PERFEITAS COLOCAÇÕES! TOMARA QUE ISSO CHEGUE AO CONHECIMENTO DO SR MATIELLI E DO PREFEITO, POIS É JUSTAMENTE O QUE ESTÁ ESCRITO AQUI É O QUE PRECISAMOS, PARABÉNS AO AUTOR!

    ResponderExcluir